quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Beber ou não beber?

Vinho tem tudo a ver com comida. Utilizamos no preparo de certas refeições, como acompanhamento, digestivo e por aí vai. Mas muitas pessoas não sabem a origem dessa bebida. Então, olha só a curiosidade:

Água é algo fundamental para a sobrevivência de qualquer ser humano, mas antigamente não havia tratamento, o que fazia com que as pessoas adoecessem pela quantidade de bactérias presentes na água que bebiam.

Paralelamente à esse fato, agricultores que plantavam uvas encontravam dificuldades para fazer com que o suco não fermentasse, se transformando em um líquido diferente, gostoso e que fazia com que as pessoas se sentissem bem, o vinho. Citando Aristóteles, "quando bebemos, espíritos vem visitar nossa mente". Resumidamente, sem desrespeitar o mestre, bêbados são pessoas com dons sobrenaturais.
Fonte: http://www.estanciaguatambu.com.br/images/Taca_Vinho.png

Enfim descobriu-se que se o vinho fosse misturado na água, mataria todas as bactérias, fazendo com que ela ficasse própria para o consumo.

E assim, juntou-se o útil ao agradável. Mesmo depois de tantos anos, quando temos uma água limpinha para beber, ainda gostamos da visitinha de alguns espíritos de vez em quando.

Pra você que quer saber mais, deixamos algumas dicas de livros:

Vinho para Leigos
Autor: Mccarthy, Ed; Mulligan, Mary Alice
Editora: Alta Books

Comida e Vinho: Harmonização Essencial
Autor: Santos, José Ivan; Santana, José Maria
Editora: Senac

1001 vinhos para beber antes de morrer
Autor: Johnson, Hugh; Becket, Neil
Editora: Sextante

Um brinde,

Equipe Jamboo Banqueteria

Nenhum comentário:

Postar um comentário